terça-feira, 19 de abril de 2011

Tipos de Whisky


            Aqui está uma relação de tipos de whisky bem sucinta, mas para o iniciante é tudo que ele precisa para não se perder na nomenclatura dos tipos.
  • Malte puro (pure malt) é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo.Os puro maltes podem ser engarrafados como single malt, ou seja, destilado em apenas uma única destilaria, ou como vatted onde misturam-se vários uísques de diferentes destilarias. Entre os apreciadores, é comum afirmar que o single malt é um músico solista se apresentando, enquanto o vatted é toda a orquestra tocando junta.
  • Blended é feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor para aquele uísque, sendo muito mais barato do que os acima mencionados. Nestes uísques ocorre uma mistura de maltes puros com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz. Os blends identificam quase sempre o tipo de uísque que está na base da sua produção, por exemplo, escocês blendado ou canadense blendado.
Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:
  • O primeiro deles é o single malt, com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de cevada, é o tipo mais raro e caro de uísque. Existem 87 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um produto diferente. O single malt deve ser tomado puro, sem gelo, e em copos pequenos.
  • O segundo tipo de scotch é o vatted, uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
  • O terceiro estilo é o grain whisky, destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
  • O quarto estilo é o blended, o mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard não tem indicação de idade, mas a bebida só pode ter a denominação de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril. Hoje, mais de 80% do uísque consumido no mundo é do tipo standard.
Os uísques single malt e vatted devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda.

 

domingo, 17 de abril de 2011

Afinal, com que copo se bebe whisky?


Isso depende muito da ocasião amigo, está bebendo com amigos ou sozinho simplesmente para dar uma relaxada no final da noite? Nesse caso o conhecido copo clássico de whisky aquele baixo e bem largo é o ideal, é o primeiro formato que nos vêm a cabeça quando falamos em whisky, ele possui esse formato pois é mais fácil colocar os cubos de gelo (se bem que preferimos sem gelo, mas falaremos nisso em outra postagem) mas se tiver alguma dúvida este é o formato que estamos falando:


Mas pelos entendidos no assunto o copo que ajuda a pessoa a perceber todos os aromas e sabores desta bebida é o copo chamado "copita" o copo que normalmente se utiliza para se beber xerez como a ilustração abaixo:


A razão disso é por que a parte superior mais estreita ajuda a concentrar o aroma do whisky e segurando a haste de vidro com a mão ajuda a não esquentar a bebida, se a bebida esquenta o álcool se volatiza, evapora mesmo, e perde-se o aroma do whisky.
A questão é está bebendo informalmente? Qualquer um serve, mas se quer desfrutar ao máximo o que o whisky tem a oferecer e ao mesmo tempo procurar treinar seu paladar o copo só pode ser o de formato específico (o segundo) para a degustação. Abraços.

Começando do início


Resolvemos escrever sobre whisky por que agora está na moda (posteriormente esperamos falar sobre outras bebidas mas temos em mente pelo menos a princípio falaremos somente das destiladas) mas diferente do que encontramos em algumas outras fontes, optamos por  tomar uma direção um pouco diferente e não iremos vangloriar esta ou aquela marca enquanto tecemos comentários maldosos sobre outras. Em função desta digamos “política de boa conduta” buscaremos informações para que principalmente os iniciantes na arte de beber whisky tenham uma fonte confiável para que sejam sanadas qualquer dúvida a respeito. Mas logo de início avisamos que nosso lema é “O whisky mais caro não é obrigatoriamente o melhor, assim como o mais velho também não é necessariamente o melhor” que fique o aviso.
E já avisando, optamos por escrever whisky em vez da forma aportuguesada uísque mas isso é somente por nosso gosto pessoal.